
Saiba decorar espaços infantis e celebre o Dia da Criança com algumas dicas e ideias de decoração para os mais pequenos.
O Dia Mundial da Criança é celebrado no dia 1 de Junho e remonta a 1950. Teve a sua origem no pós-guerra, num momento de fragilidade social e humanitário, surgindo de forma a defender as crianças dessa debilidade.
Oficialmente, a data definida é o dia 20 de Novembro, data que a ONU reconhece por ter sido neste dia aprovada a Declaração dos Direitos da Crianças. Contudo, muitos são os países que continuam a celebrar o Dia da Criança a 1 de Junho, devido ao mês de Maio ser dedicado a Maria, mãe de Jesus.
As crianças são, muitas vezes, o nosso escape à realidade, elas têm um mundo muito próprio, ainda longe de todos os males e preocupações que os adultos podem ter. São a alegria da nossa tristeza, o sorriso do nosso choro, o rebuliço, diversão, agitação da nossa calma. São a nossa sinceridade. São o nosso amor.
Assim, devemos também dedicar o nosso tempo de forma especial e atenciosa naqueles que, muitas vezes, são os espaços onde passam mais tempo: quarto e/ou quarto de brinquedos.
Fomos à procura dos melhores espaços e ideias para criar o melhor ambiente para a criança da sua família (não custa ajudar os pais que, muitas vezes, ficam sem ideias!).
Dicas e Ideias:
Remodelar móveis: Se tem móveis que lhe custa estar a deitar fora e comprar outros novos, com um pequeno gesto pode dar uma nova vida ao móvel. Pinte de uma cor que tenha a ver com a criança e vai ver que irá dar logo outro ar ao espaço. Poderá também remodelar um móvel mudando a sua estrutura – por exemplo, se é um móvel de várias gavetas, poderá tirar a primeira e fazer dela uma simples prateleira.
Ou aproveite o antigo móvel e misture com a nova decoração que irá aplicar.
Pintar paredes: Pintar as paredes, ou uma apenas, do quarto é a melhor solução na hora de dar um novo folgo ao quarto da criança. Opte por cores contrastantes, ouse, mas não com uma tonalidade forte, de forma a não atrapalhar a tranquilidade e o sono da criança – os tons fortes e vibrantes poderão ter esse efeito.
Pode recorrer também a pinturas temáticas. Existem serviços que executam esse tipo de pinturas.
Papel de Parede: Também o papel de parede é um boa solução para quem não quer pintar ou gastar muito dinheiro. Existe um infindável mundo de opções em papéis de parede infantis.
Autocolante de Parede: Existe ainda outra opção, os autocolantes de parede. Estes são de fácil colocação e manutenção. O seu baixo custo possibilita que, consoante o crescimento da criança, possa mudar com uma maior frequência, ao contrário da tinta e do papel. Mas cuidado, não coloque em demasia, cansando o espaço. Opte por adesivos de maior dimensão.
Ardósias: Qual é a criança que não gosta de virar um verdadeiro Pablo Picasso e escrever nas paredes? Para que não tenha essa preocupação, crie um pequeno apontamento numa parede do quarto com Ardósia, podendo assim a criança usar o giz para dar asas à sua imaginação.
Poderá utilizar uma tinta própria que faz o mesmo efeito da ardósia. (As marcas CIN e Barbot têm tinta para este mesmo efeito.)
Arrumação: Aposte em pequenos baús, baldes e caixas coloridos para guardar os brinquedos que insistem em estar espalhados pelo quarto. Tenha-os estrategicamente colocados não interferindo com a área de brincar.
Se tem baldes, reutilize-os para arrumação; baldinhos podem ser úteis para guardar lápis, canetas ou desenhos.
Prateleiras também ajudam a arrumar o espaço e hoje em dia existem em diversas cores, faça um contraste com a decoração. Atenção à altura em que as coloca.
Aproveite pequenos nichos para utilizá-los como arrumação de brinquedos ou livros.
Iluminação: Use pendentes ou renove abajures para dar um novo ar aos candeeiros. Trocar o tipo de luz fará com que o ambiente renove também. Seja tradicional ou arrisque no tipo de iluminação. Crie ambientes com luzes de presença.
Acessórios Decorativos: Almofadas, pufes, cortinas e tapetes ajudam a criar um novo ambiente ao espaço dedicado à criança. Se todo o espaço tiver um tema, escolha cores ou motivos que sejam relativos a esse assunto.
Pufes, almofadões e mesas pequenas podem ajudar a recriar zonas no quarto.
Quanto aos tapetes, escolha um que permita a criança espalhar os brinquedos pelo chão. Mas tenha atenção às alergias, muitas crianças têm-nas e os tapetes, muitas vezes, são uma fonte.