
Tem medo de falar com outros ou beijar o namorado por causa de um hálito estranho? Saiba aqui como resolver o problema.
Na maioria dos casos, um hálito duvidoso tem uma razão simples – algo que comemos ou dentes mal escovados. No entanto, por vezes o mau cheiro persiste ou aparece com alguma frequência, e isso pode ser um sintoma de alguma doença, pois esta impede que as bactérias responsáveis pela dissolução da comida que ingerimos não o conseguem fazer da melhor forma e esta deixa portanto um cheiro químico na boca.
Para saber se o seu hálito é causado por algo mais grave – e deve ser analisado por um médico ou dentista – deixamos alguns exemplos.
Hálito doce
Ter um sabor ou cheiro marcadamente doce na boca é um possível sintoma de diabetes tipo 1. Isto acontece porque a ausência de insulina obriga o organismo a usar gordura em vez de açúcar para produzir energia, e portanto este é condensado em desperdícios e exalado.
A solução é consultar o médico, particularmente se tem sede excessiva, cansaço, perda de peso ou excesso de urina.
Cheiro a bolas de naftalina
Hálito semelhante a naftalina é comum em pacientes com problemas peitorais ou respiratórios, pois o muco contem proteínas que não sendo devidamente absorvidas pelo corpo dão origem ao cheiro desagradável e bem distinto.
A solução é usar um descongestionante e ir ao médico para começar o tratamento se suspeitar que possa sofrer de sinusite.
Leite estragado
Uma dieta alta em proteína mais baixa em hidratos de carbono pode causar um hálito azedo, semelhante ao cheiro de leite estragado.
A causa é um processo semelhante ao que descrevemos para a diabetes, e a má notícia é que não vai passar com simples limpezas.
A solução é simples: consumir mais hidratos de carbono, ou seja fazer uma dieta equilibrada.
Carne podre
Este cheiro sulfúrico pode ser sinal tanto de amigdalite como de cirrose, no entanto a primeira é mais comum e provável. A razão é muito simples: as bactérias responsáveis pela dissolução dos nutrientes encontram-se junto a e dentro das amígdalas. Se estas estiverem inflamadas, as bactérias não fazem o seu trabalho, e o resultado é o desagradável mau hálito.
A solução, na maioria dos casos, é apenas manter-se hidratado e esperar que o período passe. Adicionalmente, pode ir desinfetando a boca com um antissético suave.
Hálito matinal
Normalmente, ninguém acorda com um hálito fresco, mas o problema é simplesmente resolvido lavando os dentes. Se o mau cheiro persiste. No entanto, isso é sinal de uma boca seca, ou seja, que não produz saliva suficiente, e portanto as bactérias acumulam-se e produzem o mau hálito.
Se os níveis de saliva normais não forem repostos, as consequências podem incluir doenças nas gengivas e apodrecimento dos dentes, entre outras.
A solução é estar atento a outros sintomas, com lábios gretados, excesso de sede ou garganta seca e consultar o médico.
Boca que cheira a peixe
O hálito a peixe é causado pelo excesso de nitrogénio, que por sua vez é causado por problemas nos rins.
A solução é apenas consultar o médico e fazer exames aos rins.
Fezes
Sim, o hálito pode ter um cheiro semelhante ao de fezes, e quem já passou por isso sabe-o bem. A razão é provavelmente uma infeção nas gengivas, pois a degradação dos tecidos imita o cheiro das fezes devido à produção de químicos feita pelas bactérias que infectam a área.
Por incrível que possa parecer, esta é a infeção mais comum nas sociedades modernas, e embora possa ser causada por problemas intestinais, na maioria dos casos é simplesmente motivada por higiene oral deficiente.
A solução é a mais simples de todas: lavar os dentes regularmente e com cuidado, usar fio dental e consultar o dentista com frequência.