Início Interiores Decoração e Design Design amigo dos idosos

Design amigo dos idosos

201
0
Design amigo dos idosos

Como preparar uma casa para ajudar aqueles que amamos 

 

Com o envelhecimento populacional e o avanço da medicina que permite uma maior longevidade, é necessário atualizar os nossos espaços de forma a permitir que os cidadãos seniores consigam tirar o máximo partido desses mesmos espaços em segurança.

Existem vários fatores aos quais devemos prestar muita atenção quando vivemos com uma pessoa idosa ou quando ajudamos a cuidar de algum membro da nossa família que viva sozinho.

Hoje propomos-lhe algumas ideias simples que podem melhorar substancialmente a qualidade de vida de uma pessoa idosa e até ajudá-la a manter a sua independência.

Design amigo dos idosos

A primeira coisa que deve ser tratada é a arrumação. Muitas casas de idosos estão cheias de objetos e móveis de dimensões grandes e todos em conjunto e mal-arrumados podem dificultar a movimentação entre divisões. É necessário criar espaço onde o idoso se possa mover facilmente mesmo quando tem de recorrer ao uso de cadeiras de rodas ou andarilhos.

Devem também ser evitadas as escadas, estas podem dificultar muito a vida a alguém com pouca locomoção, e é preferível preparar o quarto no primeiro piso no caso de casas com mais que um andar.

Outro fator a ter em conta passa pelos tapetes. Apesar de serem elementos muito comuns em todas as casas, no caso dos idosos podem ser perigosos visto que podem escorregar e cair. Uma maneira simples de resolver este problema é colocar antiderrapantes nos tapetes.

Uma das divisões mais problemáticas da casa, quando se trata da acessibilidade a idosos, é a casa de banho. Colocar barras que permitam ao idoso segurar-se à entrada e saída das banheiras ou mesmo como apoio para se erguer pode ser muito útil. Já no que toca às banheiras é preferível a instalação de um poliban (preferencialmente com um pequeno banco) para que não seja necessário ao idoso erguer muito a perna para entrar e assim diminui-se o risco de quedas.

Design amigo dos idosos

No quarto, tente adquirir uma cama que não seja demasiado baixa para facilitar o levantar de manhã e para evitar que o idoso dobre demasiado as costas ou force demasiado os joelhos.

Coloque interruptores que façam a ligação com as principais luzes do quarto perto da cabeceira para facilitar o acesso.

Design amigo dos idosos

Os designers italianos Lanzavecchia + Wai criaram uma linha onde exploram ao máximo a utilidade do design tendo em conta muitas das necessidades dos idosos. A linha em si chama-se No Country For Old Men e apresenta uma já vasta coleção de objetos que fazem a ligação entre suporte e funcionalidade.

Um bom exemplo é a cadeira com uma barra especial em baixo que permite ao idoso levantar –se com o mínimo de esforço e em total segurança.

Design amigo dos idosos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui