Início Notícias Acontecimentos Hoje realiza-se a primeira votação para a eleição do novo Papa

Hoje realiza-se a primeira votação para a eleição do novo Papa

190
0
Hoje realiza-se a primeira votação para a eleição do novo Papa

É pouco provável que haja fumo branco na Capela Sistina.

 

Hoje realiza-se a primeira votação para a eleição do novo Papa, depois de Bento XVI ter resignado.

A partir das 16h30 de hoje, 115 cardeais reúnem-se hoje para iniciarem o processo de votação do futuro Papa. Esta é a hora prevista para que estes cardeais entrem na Capela sistina, onde se realizará a votação e, calcula-se, que uma hora depois saia fumo. Porta-voz do Vaticano afirma que dificilmente o fumo de hoje seja branco, sendo que é a primeira votação.

Dos 115 cardeais, 67 foram nomeados por Bento XVI, que será o grande ausente, deste processo. Mas foi Ratzinger que definiu, também, algumas das regras, através das emendas à Constituição Apostólica, em 2007, e das leis introduziu no Motu Proprio, a 25 de Fevereiro.

Hoje realiza-se a primeira votação para a eleição do novo Papa

O decano, Angelo Sodano, do Colégio Cardinalício, presidiu a Santa Missa Pro Eligendo Romano Pontifice, que se realizou durante a manhã. Esta missa esteve aberto a todos os fiéis que se vão juntando na praça de S. Pedro.

Os cardeais eleitores têm uma oração na Capela Paulina e, por volta das 16h30, rumam até à Capela Sistina, onde todo o processo estará sob forte segurança e sigilo.

Este processo que tem uma duração de cerca de uma hora, terminará quando Prosper Grech rezar Etra Omnes (Todos Fora), o último procedimento antes do encerrar das portas.

A eleição do Papa só se concretizará quando dois terços dos cardeais eleitores, ou seja, 77, tenham manifestado o mesmo nome nas folhas de voto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui