Início Notícias Acontecimentos Jovens portugueses ganham prémio internacional com Virtual Bag

Jovens portugueses ganham prémio internacional com Virtual Bag

172
0
Jovens portugueses ganham prémio internacional com Virtual Bag

Plataforma interativa, que inclui materiais escolares, foi criada por jovens do secundário.

 

São quatro jovens do secundário do Colégio Luso Internacional de Braga, com idades entre os 15 e os 17 anos, que, de forma empreendedora, criaram a plataforma Virtual Bag.

Gonçalo Lopes, Mafalda Anjos, Nuno Pacheco e Helena Domingues criaram uma microempresa, a Big Bang Enterprise, e têm como cargos o de Presidente, diretora de marketing, diretor financeiro e autor da ideia e diretora de recursos humanos, respetivamente.

O Virtual Bag consiste numa “plataforma para os alunos em que cada um vai ter a sua conta e onde terá acesso a todos os materiais escolares, desde cadernos, agendas, livros, manuais. Tudo compactado numa só plataforma”, segundo Gonçalo Lopes, um dos mentores do projeto.

Este projeto foi vencedor do prémio Trade Fair da Junior Achievement, em Riga, na Letónia.

Jovens portugueses ganham prémio internacional com Virtual Bag

Com o Virtual Bag, os alunos necessitam apenas de um computador ou uma tablet para aceder à plataforma onde irão ter todos os materiais necessários, sem terem uma mochila às costas com um peso infernal!

Apesar das novas tecnologias estarem cada vez mais presentes no nosso dia a dia, estes jovens concordam que é necessário haver ainda a implementação da escrita de papel e caneta: “Concordamos que é importante os alunos continuarem a aprender a escrever e manterem a escrita, que é uma coisa que não se pode perder. Esta plataforma, e devido ao conhecimento necessário para a gerir e manusear, seria mais indicada para alunos a partir do 8ºou 9º ano.”, adiantando que poderão vir a realizar uma plataforma mais simples para os pequenos do 1º Ciclo, visto estes também serem utilizadores do famoso Magalhães.

O projeto está a ser desenvolvido em parceria com duas empresas, a Fullscreen e a Brand it, para melhor resultado do software, mas os quatro jovens dão as suas opiniões em tudo “As funcionalidades, o design são tudo ideias nossas que essas empresas desenvolvem. Para já é uma parceria sem custas. Já nos desenvolveram demo e estão interessados em desenvolver tudo.”. Começam assim investidores a estarem interessados, e não é só em Portugal…Quando estiveram presentes na Letónia, também houve quem se mostrasse interessado na Virtual Bag.

O primeiro objetivo é, agora, implementar o projecto Virtual Bag, primeiramente em escolas privadas, por ter um número de estudantes mais reduzido.

Com uma ideia mais real e bem de perto do mundo empresarial, os jovens pensam dentro de um ano ou dois terem o projecto implementado em Portugal e depois seguir para o mundo lá fora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui