Início Notícias Acontecimentos Lua estará maior e mais brilhante no domingo

Lua estará maior e mais brilhante no domingo

177
0
Lua estará maior e mais brilhante no domingo

O fenómeno da lua cheia maior e mais brilhante poderá ser visto a olho nu no domingo.

 

Já pensou em ver a lua maior e mais brilhante?! A opção de fazer um programa diferente neste final da semana, tem despertado no mínimo a curiosidade de quem gosta de admirar o céu.  O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) informou que a possibilidade de ver a ‘Super Lua’ acontecerá de domingo (23) até a segunda-feira (24) e volta a repetir-se daqui há 18 anos, nas mesmas condições.

De acordo com a OAL, a Lua Cheia estará maior, em perspetiva, e mais brilhante que o normal. Caso o céu esteja limpo, o fenómeno poderá ser acompanhado a partir das 21h06 até às 06h14 de segunda-feira quando ela se põe.  A ‘Super Lua’, como foi batizada pelos astrónomos, terá um tamanho 14% maior e será 30% mais brilhante, isto porque a lua estará num ponto da órbita mais próximo da Terra.

Lua estará maior e mais brilhante no domingo

Domingo será possível avistar o fenómeno a olho nu, mas também por meio de binóculos e telescópios. Quem quiser enxergar detalhes como as crateras e montanhas lunares, poderá ir até o Observatório Astronómico que estará aberto a partir das 20h30, numa sessão especial, com entrada livre.

A Terra está numa distância, em média, de 384.400 quilómetros da Lua. Durante o fenómeno, a distância diminuirá para 363.100 quilómetros. A Agência Espacial Americana (Nasa), divulgou que o acontecimento não dispara desastres naturais. Para quem quer tirar belas fotografias, outra dica da NASA: o melhor momento para observar a Lua é quando ela ainda está perto do horizonte. Em contraste com árvores e prédios, ela parecerá ainda maior.

Então agora é só torcer para que faça um bom tempo para que românticos e observadores possam deleitar-se a vontade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui