Início Cultura e Lazer O que fazer em Lisboa no fim de semana 30 Maio a...

O que fazer em Lisboa no fim de semana 30 Maio a 2 Junho

178
0
O que fazer em Lisboa no fim de semana 30 Maio a 2 Junho

Todo o Fim De Semana

EXPOSIÇÃO: Termina este fim de semana no Museu Coleção Berardo a ‘BES Photo’ 2013, que tem estado patente de terça a domingo das 10h00 às 19h00. Com entradas gratuitas. Recordamos que o Prémio BES Photo premeia artistas portugueses que utilizam o meio fotográfico.

No Museu Coleção Berardo pode também visitar a exposição ‘O Consumo Feliz. Publicidade e Sociedade no Século XX’ composta por um valioso espólio de uma agência de publicidade inglesa e inclui todo o tipo de originais e matrizes pintadas à mão, mostrando os aspetos da vida do dia-a-dia de 1900 até aos anos 80: moda, aviação, automóveis, alimentação, turismo, música, decoração de interiores, cinema e o duro período das duas grandes guerras. De terça a domingo das 10h00 às 19h00 – última entrada às 18h30. Exposição de entrada gratuita que continuará até dia final do mês de Outubro.

No Palácio Nacional da Ajuda de quinta a terça-feira das 10h00 às 19h00, exceto sábados das 10h00 às 21h0ras, está patente a exposição das obras de Joana Vasconcelos. Excelente oportunidade de ver algumas das obras mais emblemáticas desta artista nacional. Com entradas de 5 a 24 euros. Exposição patente até dia 25 de Agosto.

A Feira do Livro está de regresso à cidade de Lisboa até 10 de junho no Parque Eduardo VII com horário entre as 11:00 horas e a meia noite.

TEATROA peça ‘TOC TOC’ continua no Tivoli Bbva de quinta a sábado sempre ás 21:30. À quinta feira o espetáculo tem um preço único de 10 euros, sendo que nos restantes dias o preço varia entre os 15 e 20 euros.

Também a peça ‘Guru’ continua a apresentar-se no Auditório dos Oceanos, mas desta feita apenas na quinta e na sexta feira, sempre às 21:30, e na quinta feira o bilhete tem o preço único de 10 euros, sem lugar marcado, e sábado o preço dos bilhetes varia entre os 15 e os 20 euros.

‘A Curva da Felicidade’ encontra-se na Casa do Artista – Teatro Armando Cortez, quinta e sexta às 21h30. Já no sábado a dose é dupla, com sessões às 16h00 e às 21h30. Bilhetes a 15 euros. Continuará em cena até ao próximo dia 8 de Junho.

Durante esta quinta e sexta, a Quinta da Regaleira é o lugar certo para se surpreender, entre os seus exuberantes edifícios neo-manuelinos, apresenta um D. Quixote ao gosto romântico na peça ‘Ou Quixote’. O espetáculo decorre ao ar livre, pelas 22:00 horas, com entradas no valor de 15 euros. Aconselha-se agasalho e calçado confortável.

Durante o fim de semana o Teatro Da Cornucópia apresenta ‘Ai Amor Sem Pés Nem Cabeça’ às 21:00 horas com entradas no valor de 15 euros de quinta a sábado, mas é de salientar que já só se encontram disponíveis bilhetes para a sessão de sábado. Nesta peça, Luis Miguel Cintra reúne textos a partir do teatro de cordel do século XVIII. São obras de todo o género que entre os séculos XVI e XIX já se venderam e compraram na rua. Este espetáculo tem a duração de 3h30m.

‘Sou O Vento’ é o nome da peça que estará todo o fim de semana na Culturgest com sessões de quinta a sábado às 21:30 e no domingo às 17:00 horas. As entradas custam 12 euros. Esta peça gira em torno de duas personagens, num barco, que partilham sentimentos, um de tristeza, chegando a cometer suicídio, mas na realidade não se sabe se não estaria já morto… o outro tenta sobreviver em mar revolto. Mas o diálogo das personagens parece que é feito entre fantasmas… Assim sendo só se descobre a realidade vendo a peça.

O protagonista de ‘Garcia De Orta – O Sábio Prático’ encontra-se exilado na Índia e pertenceu à geração dos Renascentistas portugueses que beberam conhecimento na ciência, na aventura marítima, no campo artístico e literário e na gestão do estado, bem como no cultivar a experiência. Não satisfeitos ligam esta personagem com o seu amigo Camões e com a escrava Bárbara, estabelecendo a ponte entre o estudo, a criatividade, o humor e a afetividade. Prestando, assim, a homenagem necessária a uma época e a figuras da nossa História de grande relevo. E é esta a história a que se pode assistir no Teatro Cinearte – A Barraca de quinta a sábado com sessões às 21:30 e ao domingo com sessão às 17:00 horas, com entradas no valor de 10 euros.

No Teatro Municipal Mirita Casimiro podemos encontrar ‘Mary Poppins – A mulher que Salvou o Mundo’, peça sobre todo o tipo de desejos, centrada em torno desta tão conhecida personagem do mundo do cinema. Estará em cena de quinta a sábado, às 21:30, com entradas de 5 euros.

CLÁSSICA: Para os amantes da musica clássica a Fundação Calouste Gulbenkian apresenta ‘Otello’. A penúltima ópera de Verdi é então apresentada pela Orquestra da Gulbenkian, que dedica este espetáculo, no ano em que se assinala o bicentenário de Verdi e a propósito do ciclo Shakespeare na Música, simultaneamente ao compositor italiano e ao dramaturgo inglês. Apresentações quinta e domingo às 19:00 horas, no Grande Auditório. Entradas de 14 a 32 euros.

DANÇA: Em ‘Andiamo!’ encontramos uma cratera de vulcão que nos transporta para um ambiente de catástrofe eminente e, ao passar por tal cenário, várias pessoas forjam as suas identidades, através das quais descobrimos a necessidade mesquinha de cada um querer o controlo das situações, não perdendo uma oportunidade de dominar os outros; é difícil, porém, dizer quem controla quem e o quê. Este é um bailado que nos leva a pensar sobre nós próprios e acontece na sexta e no sábado no Pequeno Auditório do CCB, às 21:00 horas, com entradas no valor de 13,50 euros.

CINEMA: As estreias para esta semana são:Epic – O Reino Secreto’ e ‘A Ressaca – Parte III’. Para todos os gostos, géneros e idades. Clique e confira as informações e trailers para ver aquele que mais se adequa a si!

Quinta Feira, dia 30

CONCERTO: A ‘Songs Tour ‘ de Rodrigo Leão passa pelo Auditório Jorge Sampaio do Centro Cultural Olga Cadaval às 21:30 horas com entradas no valor de 25 euros. Rodrigo Leão é um dos mais reconhecidos compositores portugueses contemporâneos, tanto a nível nacional como internacional, e apresenta nesta noite o seu mais recente trabalho, ‘Songs (2004 – 2012)’, um álbum que reúne canções cantadas em inglês que, desde ‘Cinema’, têm pontuado a discografia e ainda três inéditos.

A musica brasileira é uma constante na Lx Factory e neste contexto apresenta no primeiro show da noite ‘RAPadura’, a inusitada mistura de rap alimentado por muito coco, maracatu, forró, baião e cantigas de roda. Posteriormente, no segundo show da noite podemos assistir a Raimundo Sodré. Este baiano é o autêntico mestre do samba-chula. Atuações marcadas para as 22:00 horas com entradas a 5 euros.

O Coliseu do Recreios vai vestir-se de gótico na noite de quinta feira para receber o incomparável Peter Murphy, que nos traz temas dos Bauhaus, numa versão a solo sem o resto da banda original. Concerto marcado para as 21:00 horas , com entradas no valor de 25 euros. De salientar que as portas do Coliseu abrem uma hora mais cedo para receber os espectadores que queiram presenciar a ‘Mr. Moonlight Tour’.

O espaço B.Leza recebe Paulo de Carvalho Quarteto com a participação especial do músico e compositor cabo-verdiano  Jon Luz. Atuação marcada para as 22:30 horas com entradas no valor de 10 euros.

Syana promete ser uma revelação nesta quinta feira no Clube Ferroviário, pelas 22:30 horas quando apresentar o seu álbum de estreia em nome próprio ‘Sight of Truth’, acompanhada por uma big band de 10 músicos, incluindo metais de sopro, que promete marcar uma forte presença no panorama musical Português. Cantora com um estilo soul irreverente que, aliado à versatilidade da sua voz, poderosa e contagiante, tem cativado o público de uma maneira sublime nas suas atuações ao vivo. As entradas são no valor de 8 euros.

EXPOSIÇÃO: ‘Entre a Moda e a Decoração’ é a exposição que promete agregar artigos de moda e decoração, também disponíveis para venda. Esta exposição nasce da junção da loja ‘Du Chic à vendre’, conhecida pela venda de artigos vintage de grandes marcas internacionais, com o atelier de decoração ‘Branco sobre Branco’ onde, aliás, podemos encontrar esta mostra no seu showroom a partir das 19:00 horas.

CLÁSSICA: A Orquestra De Câmara Portuguesa inserida no Espírito Beethoven interpreta Sinfonia n.º 5, em Dó menor, op 67 e Sinfonia n.º 7 em Lá maior, Op. 92, no Grande Auditório do CCB a partir das 21:00 horas, com entradas entre os 7,50 e os 15 euros.

TEATRO: ‘Menino de Sua Avó’ dueto cénico entre Fernando Pessoa e a sua Avó Louca sobe ao palco do Teatro Cinearte – A Barraca, às 21:30 horas com entradas no valor de 5 euros.

Sexta Feira, dia 31

CONCERTO: ‘Caríssimas 40 Canções – Sérgio Godinho & As Canções dos Outros’ serve de mote para a iniciativa ‘Carta Branca A Sérgio Godinho’ que leva o cantor ao Grande Auditório de CCB a partir das 21:00 horas com entradas que variam entre os 7,50 e os 18 euros.

Sons do brasil também se escutam nesta noite na Lx Factory, que a partir das 22:00 horas e com entradas a 5 euros nos permite escutar, na primeira atuação da noite, ‘Linox’, com o seu álbum ‘Me Gustan Las Posibilidades’. Músico e poeta carioca, com uma sonoridade crua, um tanto circense, com ares de leste europeu e cheio de atitude positiva. Na segunda atuação da noite é a vez de subir ao palco uma mistura de jazz, bossa nova, maracatu, samba e muita batucada na voz de uma diva negra com grande poder vocal de nome ‘Izzy Gordon’.

‘Jafumega 30 Anos Depois’ é nada mais nada menos que o retorno da mítica banda Jafumega aos palcos, depois de 30 anos afastados. A casa escolhida foi o Coliseu dos Recreios nesta noite de sexta feira, a partir das 22:00 horas, com entradas a variar entre os 20 e os 40 euros. Afinal, vamos descobrir como soam os Jafumega em 2013.

São 50 anos de vida e mais de 30 de carreira que fazem de Tito Paris um dos nomes incontornáveis da música cabo-verdiana e que celebra a data nesta sexta-feira, dia 31 de Maio, com um concerto no B.Leza por volta das 23:00 horas, sendo que as portas abrem às 22h30 e as entradas têm um valor de 10 euros.

JAZZ: Desbundixie’ prometem uma viagem pela história do jazz e da sua génese, associado ao estilo jazzístico denominado dixieland. Composto por sete músicos, apresenta temas desta época por eles orquestrados com uma linguagem muito característica da banda marcada pelo improviso e pela irreverência. Esta é a oferta do Centro Cultural da Malaposta na noite de sexta-feira, por volta das 21:45 horas e os bilhetes custam 6 euros.

STAND-UP: O Teatro Villaret apresenta ‘Tester – Stand Up Comedy com Sofia Bernardo’ às 23:45 com entradas de 10 euros. Esta atuação é o resultado de três anos de construção num percurso em bares, de norte a sul do país, a experimentar texto, a reescrever, a reinventar, enfim, a testar; de uma jovem atriz, comediante de stand up e criadora de conteúdos de comédia que aborda a atualidade, a sociedade, as pessoas, sob um ponto de vista crítico, mas sempre de forma divertida.

DJ SETS: Esta é a vez de ‘Scuba’ se apresentar no Lux, por volta da meia noite, com entradas no valor de 12 euros. Scuba não abre mão nem hesita em ter personalidade e ser-lhe fiel até às últimas consequências. Nunca se sabe o que nos trará a nível de sonoridade, pois haverá techno, house, garage, clássicos dos 80s a novidades de 2013, misturados com uma técnica e sequenciação cirúrgicas.

Sábado, dia 1

FESTIVAL: A Exklusive Booking irá celebrar o seu 1º aniversário na sala TMN ao vivo, no Cais de Sodré em Lisboa e, para isso, convidou um dos artistas portugueses mais requisitados em Portugal, no âmbito da música eletrónica, Massivedrum David Souza. A ele irão juntar-se The Spacemakers, Meith, James Noyer, Gil Perez, B Show, DJ Davïs e ainda Osvaldo do grupo Pupilos do Kuduro. Este aniversário começa a ser celebrado às 21h30 e continuará noite dentro. Quanto às entradas, essas ficam pelo preço de 7 euros.

FADO: O Fórum Lisboa recebe a iniciativa da Rádio Amália, ‘Tu Tens Amália Na Voz’, que assinala o Dia Mundial da Criança com concerto especial na voz de grandes embaixadores desta expressão tão portuguesa, o Fado. Embaixadores esses, escolhidos de um casting extenso de onde foram selecionados 19 jovens entre os 8 e os 15 anos que irão interpretar temas da diva do fado, entre as 16:00 e as 18:30 horas, com entradas entre os 12 e os 18 euros.

Katia Guerreiro, uma voz já bem conhecida do Fado, quer a nível nacional quer internacionalmente, sobe ao palco do Grande Auditório de CCB, pelas 21:00 horas para apresentar os êxitos de doze anos ligados ao fado e seis álbuns editados. Os bilhetes custam entre 12,50 e os 27,50 euros.

O Coliseu também recebe fado a partir das 21:30 com Dom Vicente da Câmara, que comemora nesta data 65 anos de carreira, e em palco contará com os seus filhos, José e Manuel, e a sua neta, Teresinha, acompanhados por nove dos mais prestigiados músicos da canção nacional. Num final empolgante atuarão todos os netos de Dom Vicente. O Fado em família, e cantado por uma família das mais emblemáticas deste estilo tão português que é o Fado. Bilhetes variam entre os 15 e os 40 euros.

TEATRO: O ‘Duelo Improvisado’ persiste no Teatro Villaret onde duas equipas se irão defrontar através de cenas de teatro totalmente improvisadas. Ao público cabe dar sugestões para as cenas e escolher o vencedor deste duelo improvisado que tem inicio marcado para as 21:30 com entradas de 12 euros.

INFANTIL: E porque este sábado se comemora o Dia da Criança, a Complexo Magazine reuniu um conjunto de sugestões para os mais pequenos neste dia especial no artigo ‘Onde levar os mais pequenos no dia da criança’.

Domingo, dia 26

JAZZ: Ao projeto ‘Zanussi 5’ interessa mais fazer a festa, sem desvios de percurso nem subterfúgios expressivos. Para tal, servem-se de melodias que entram no ouvido, ‘uma rítmica sincopante e ‘groovy’ que funciona como um motor de combustão a várias velocidades, improvisações delirantes no seu superior nível de inventividade e espontaneidade, permanente introdução de elementos de absoluta surpresa e até de auto armadilhamento e, sobretudo, muita alegria.’ Este cocktail de ritmo jazzístico apresenta-se no Pequeno Auditório da Culturgest a partir das 21:30 com entradas no valor de 5 euros.

CLÁSSICA: O DSCH – Schostakovich Ensemble, em residência no CCB, resolve abordar na versão de musica clássica ‘O Quebra-Nozes’, ‘A Bela Adormecida’, ‘O Polegarzinho’, ‘A Bela e o Monstro’ e ‘Petrushka’, com obras de Tchaikovsky, Ravel, Fauré e Stravinsky na iniciativa à qual deram o nome de ‘Dsch – Contos De Fadas A 4 Mãos’ que se apresentará no Pequeno Auditório do CCB às 17 horas de sábado com entradas no valor de 12 euros.

CONCERTO: A Lx Factory apresenta, na tarde de domingo, pelas 16:00 horas, dois concertos, sendo que a primeira atuação estará a cargo de ‘Qinho’, o espetáculo de Marcus Coelho Coutinho que mistura o repertório do seu segundo disco a solo ‘O Tempo Soa’ com canções inéditas que estão sendo preparadas para o novo trabalho do cantor numa amostra do samba-enredo carioca em que é especialista. A segunda atuação da tarde fica a cargo de ‘Renata Gebara’, que dá a conhecer o segundo disco, ‘Caixa de Música’. As entradas são de 5 euros.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui