Início Cultura e Lazer O que fazer no Porto no Fim de Semana de 20 a...

O que fazer no Porto no Fim de Semana de 20 a 23 Junho

225
0
O que fazer no Porto no Fim de Semana de 20 a 23 Junho

Todo o Fim de Semana

CONCERTO: A monumentalidade da Serra do Pilar, Património da Humanidade, vai ser palco de momentos musicais inesquecíveis. Os ‘Concertos de Verão na Serra do Pilar’ estão de volta, sendo João Pedro Pais quem abre o palco, já esta sexta feira, por volta das 22:00 horas. No sábado, é a vez de Mafalda Veiga encantar a Serra. Os concertos prolongam-se até ao próximo fim de semana, com nomes como Tricky e Ten Years After também marcados para as 22:00 horas. As entradas têm um custo de 10 euros.

TEATRO: O Teatro Sá da Bandeira vai continuar a receber a peça ‘Lar Doce Lar’, com Maria Rueff e Joaquim Monchique. Esta peça conta as atribulações do dia-a-dia da residência Antúrios Dourados para Seniores de Qualidade e tem sido bastante bem recebida pelo público e pela crítica. Esta peça pode ser vista na sexta e no sábado às 21:30 horas e no domingo às 16:00 horas. As entradas variam entre os 12 e os 22 euros.

‘Três num Baloiço’ é uma comédia que já se tornou um sucesso internacional, traduzida em mais de 20 línguas. Um empresário, um capitão do exército e um professor encontram-se no mesmo lugar por três diferentes razões. O primeiro para um encontro amoroso, o capitão para tratar de negócios e o professor para recolher as provas do seu último livro. A peça tem um custo de 12 euros e pode ser vista de quarta a sábado às 21:30 e no domingo às 16:00 horas no Auditório ACE Teatro do Bolhão.

DANÇA: Victor Hugo Pontes chega ao Teatro Nacional São João com ‘Zoo’, onde reflete sobre a relação ancestral entre animais e humanos. O preço varia entre os 7,5 e os 16 euros e pode ver este espetáculo de quarta a sábado, às 21:30 horas.

EXPOSIÇÃO: ‘Alberto Carneiro: Arte Vida/Vida Arte – Revelações de energias e movimentos da matéria’ vai estar no museu e na biblioteca de Serralves, até ao dia 24 de Junho. Nela é possível ver monografias, convites, cartazes, catálogos de exposição e algumas publicações de artista associadas a exposições de Alberto Carneiro nos anos 1970.

A Fundação da Juventude recebe a exposição ‘100% Português’ que consiste numa mostra de produtos 100% portugueses. A entrada é gratuita e o horário é entre as 10:00 e as 19:00 horas.

A Galeria Atelier Geraldes da Silva vai receber as ‘Exposições Simultâneas de Pintura’, com as obras ‘300 mg’ de Teresa Guedes, ‘In search of the ground’ de Mariana Morais e pinturas de Jorge Marinho. A exposição continua até 27 de Junho.

AUTOMOBILISMO: De 21 a 23 de Junho o convite é para um regresso ao passado para assistir ao ‘Grande Prémio Histórico do Porto’, ao ritmo rápido do Circuito da Boavista. De dois em dois anos, este circuito urbano com características únicas, faz as delícias não só dos amantes de corridas como de carros.

 

Quinta Feira, dia 20

CONCERTO: O quinteto ‘Sorriso Maroto’ apresenta, esta quinta feira, os grandes sucessos dos seus 15 anos de carreira. Se é fã do tão conhecido tema ‘Assim Você Mata o Papai’, não pode perder este espetáculo, com início às 21:30 horas, no Coliseu do Porto. O preço dos bilhetes varia entre os 20 e os 45 euros.

Os combos da Escola de Música Valentim de Carvalho têm-se apresentado assiduamente na esplanada do Verão na Casa da Música, em experiências de palco que dão a ver ao público a destreza e o prazer com que estes alunos tocam os temas de que mais gostam. Assim voltam a fazê-lo esta quinta feira a partir das 22:00 horas com entrada livre.

ESPETÁCULO: O ciclo poético ‘Quintas de Leitura’ vai apresentar o espetáculo ‘Volta a Portugal’, organizado pelo Teatro do Campo Alegre – Câmara Municipal do Porto. Álvaro Domingues desafia o público com a conferência intitulada ‘Volta a Portugal’, que será um manual para viajar pelos lugares comuns da pátria lusa. O poeta Rui Lage vai falar sobre a sua obra, incluindo o seu mais recente livro ‘Um Arraial Português’. A música ficará a cargo de Ana Celeste Ferreira, Ricardo Caló e A Naifa. Tem início às 18:00 horas.

CONFERÊNCIA: O Ciclo de Conversas sobre Ambiente 2012 – 2013 tem como ponto de reflexão a gestão da água ao nível nacional, atendendo ao papel de cada um enquanto cidadão responsável. Iniciado em novembro de 2012, as conversas abordaram questões associadas ao consumo de água, gestão eficiente de bacias, poluição dos recursos hídricos, entre outras. O ciclo termina esta quinta feira na Fundação Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia para o 226156587 ou [email protected]

 

Sexta Feira, dia 21

CONCERTO: O primeiro álbum do músico cabo‑verdiano Bilan, intitulado ‘Ilha’, dá corpo àquilo que o próprio apelida de afro-beat crioulo. Uma percussão variada, guitarras abusivas, a influência do Mali e uma voz emprestada do rock. Mas contém também a identidade de quem está longe da sua ilha, num convite irresistível à dança sobre ritmo africanos vestidos de sonoridades contemporâneas. Tudo isto a partir das 22:30 no Palco Super Bock da Casa da Música com entrada gratuita.

DJ Set: A V Edição das ‘Low Cost, No Loss – Minimal & Techno Party’ vai realizar-se na sala 2 do Hard Club já esta sexta-feira, por volta da 01:45 horas. A entrada tem um custo de três euros com oferta da segunda bebida.

 

Sábado, dia 22

CONCERTO: A noite Optimus Clubbing tem como aperitivo a banda punk-rock ‘The Lazy Faithful’, uma das revelações do Concurso Música a Metro 2010. A irreverência em palco e a sonoridade revivalista são algumas das marcas do quarteto que destila influências como Sex Pistols, Beatles e Rolling Stones. Atuação marcada para as 22:30 no Palco Super Bock da Casa da Música com entrada livre.

FESTIVAL:‘Optimus Clubbing’ decorre na Casa da Música a partir das 22:30 na Sala Suggia com a atuação dos ‘PIL (Public Image Ltd)’ fundados por John Lydon, considerados uma das bandas mais inovadoras e influentes de sempre, pioneira do estilo pós-punk. No Optimus Clubbing, os PIL apresentam os novos temas e revêm uma longa carreira de sucesso. Posteriormente é a vez de por volta das 22:30  nos bares 1 e 2 com entrada livre, assistir a ‘Mister Teaser DJ’. Por volta das 23:00 horas arranca na Cibermúsica também com entrada livre a iniciativa Optimus Discos com ‘Ninja Kore’ e ‘Youthless’. Em Simultâneo temos no Lobby também de acesso livre, ‘Dub Video Connection’. Enquanto que no bar da Casa da Música também ás 23:00 horas ‘DJ Kitten’ com consumo obrigatório de 10 euros. Lembramos que quem obter o bilhete único no valor de 12 euros tem acesso a todos os espaços e sem consumo mínimo no Bar da Casa da Música.

INFANTIL: A cidade do Porto vai receber o ‘São João dos Pequeninos’. A festa é no Hard Club e conta com a música do Pequeno David e os Sem Soninho. Tem um custo de 5 euros e começa às 16 horas.

CLÁSSICA: A Câmara Municipal do Porto, com a colaboração do Curso de Música Silva Monteiro, apresenta a 2.ª edição dos Ciclos de Música, com a organização de 24 concertos. Os Ciclos de Música estão organizados em quatro temáticas – À Descoberta da Música e dos Seus Intérpretes; um Recital e uma Obra de Arte; Novos Cantos, Novas Cartas; Novos Talentos. Pode assistir, este sábado, gratuitamente, aos concertos a partir das 17:30 horas, na Quinta de Bonjóia.

MERCADO: O mercado ‘Porto Belo’ continua a marcar presença na praça Carlos Alberto, todos os sábados deste mês, das 11:00 às 17:00 horas. O mercado é baseado no famoso Portobello londrino, onde se podem comprar discos de vinil, roupa vintage, antiguidades, livros, revistas, produtos biológicos. Sendo ao ar livre, se as condições climatéricas não o permitirem, o mercado não se realiza.

FESTA: A festa de São João é conhecida por ser uma das mais belas festas do Porto e pode ser comemorada em diversos locais da cidade. Para festejar o São João, a Casa do Infante recebe o Grupo de Cavaquinhos do Porto. Tem início às 15:30 horas e a entrada é livre.

 

Domingo, dia 23

CONCERTO: Marta Ren & The Groovelvets’ apresentam-se às 21:00 horas no Palco Super Bock, na Casa da Música. Marta Ren editou recentemente o seu disco de estreia, com composições e produção de New Max (Expensive Soul). O single Summer’s Gone revela influências soul/ rocksteady e evocações dos anos 60. Mas ainda pela noite dentro, também inserido na Noite de São João atua o DJ Rodrigo Affreixo, que enquadra numa visão multifacetada e alegre da música de dança um carinho especial pelas sonoridades soul e disco. Tudo isto com entrada gratuita.

ESPETÁCULO: Para celebrar a noite de São João, o Porto oferece-lhe um conjunto diverso de atividades e festas. Uma delas é o Baile das Fontainhas, nas Fontainhas, um dos locais mais emblemáticos desta festividade. Vá ver as tradicionais cascatas e dançar ao som de música popular, por volta das 22:00 horas. A entrada é gratuita. Mas existem mais opções como por exemplo: Ranchos em Arruada, Concerto de São João pela Orquestra Sinfónica do Porto/Casa da Música, Bailarico dos Aliados ou o Arraial Minimal.

DESPORTO: O ‘Porto Antistress’ consiste num programa de corrida e caminhadas organizadas e mobilizadas por profissionais de educação física, com o acompanhamento de técnicos de saúde, na luta contra o stress. A participação é totalmente grátis e os participantes têm direito a brindes personalizados. A próxima edição é na Praça da Batalha, às 10:00 horas, sendo que há mais edições entre o mês de Junho e Julho.

DJ SET: O ‘Porto Sunday Sessions’ é um evento que tem em 2013 a sua 2ª edição e decorre em 3 jardins da cidade. O objetivo da iniciativa é agitar as tardes de Domingo, promovendo boa música em ambiente descontraído, até ao pôr do sol. O evento deste Domingo decorre entre as 16:00 e as 20:00 horas no Parque da Cidade que recebe ‘Salto’ em dj set. Lembramos que o ‘Porto Sessions’ se realiza entre Junho e Setembro, e a entrada é livre.

Para celebrar o São João, o Hard Club recebe a festa ‘São João in Trance’, que conta com a presença de Bunker Jack, Kafar, Mad Mike, Zinx, Juggling. Tem um custo de 5 euros e tem início às 02:00.

EXPOSIÇÃO: A mostra do ‘PortoCartoon 2013’, reúne cerca de 400 desenhos vindos de todo o mundo. Distribuídos por 800m2, entre a Galeria Internacional do Cartoon e a Galeria de Exposições Temporárias, poderão ser vistos os melhores trabalhos selecionados pelo Júri internacional. Em apreciação estiveram cerca 1.700 obras, de mais de 500 artistas, oriundas de todos os continentes. Agora as mais relevantes estão nesta mostra no Museu Nacional da Imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui