
Arturo, um urso polar que vive na Argentina foi apelidado de “Urso mais triste do Mundo”
Arturo fica num espaço fechado, no jardim zoológico Mendoza, na Argentina com temperaturas a chegar aos 40ºC e diz-se que está deprimido desde que a sua amiga Pelusa, faleceu à 2 anos.
A vida solitária do urso de 29 anos, leva a que demonstre um comportamento anormal, incluindo o inclinar de cabeça e mostrar os dentes, enquanto anda para trás e para a frente.
O urso está no zoológico há duas décadas, e não teve qualquer contacto com criaturas da sua espécie desde que a sua amiga morreu. Muitos são os ativistas que se preocupam.
A famosa cantora Cher, afirmou no Twitter: “Não existem lágrimas da senhora Cristina Fernandez de kirchner para o urso polar Arturo. As suas mãos estão manchadas de sangue”, referindo-se à presidente da Argentina.
Ativistas dos direitos dos animais querem que Arturo, seja transferido para outro zoo, no Canadá, que ofereçe condições mais frescas.
Há 5 meses o Zoológico Mendoza, bloquearam uma transferência para o Canadá, pois acreditavam que o urso não sobreviveria à viagem de dois dias, segundo o Daily Mirror.
Na altura o diretor explicou que o urso estava em boas condições, dizendo que a esperança média de vida deste animais em cativeiro pode chegar aos 30 anos.
“Devemos evitar um grande erro, como a sua morte durante a viagem. Os riscos devem ser avaliados cuidadosamente. Ele é velho, e seria necessário muitas horas de anestesia.”
A Greenpeace, juntou mais de 160 000 assinaturas numa tentativa de transferir Arturo para o Canadá, cujo tempo é mais semelhante ao do seu habitat natural.
A professora argentina Fernanda Arentsen, que dá aulas na Universidade Saint-Boniface em Winnipeg, Canadá, escreveu ao seu governo e à embaixada Canadiana em Buenos Aires, afirmando ao Winnipeg Free Press que: “ Podem ver que ele está a dar em doido. Ele move-se da mesma forma que os ursos polares movem-se quando estão sofrer com o stress. Parte-me o coração. Eu sou de Mendoza, e sei como o verão é quente. Não existe forma de escapar ao calor.”
Fernanda disse ainda: “ Ele parece tão triste, parece estar em sofrimento. Podem imaginar um urso polar no deserto, com uma piscina de 50 cm de profundidade. É difícil olhar para este pobre animal a sofrer.”
Arturo, nasceu nos Estados Unidos em 1985 e pesa 400 Kg. Chegou a Mendoza, uma cidade conhecida pela sua produção vinícola, em 1993. No jardim zoológico, o urso come 15kg de carne por dia e todos os vegetais e frutos que consegue comer. Também adora mel e, se os seus tratadores demorarem, ele solta grunhidos para chamar a sua atenção.