Início Cultura e Lazer Os eventos gratuitos que podem aproveitar a partir de hoje

Os eventos gratuitos que podem aproveitar a partir de hoje

252
0

Fiquem com as nossas sugestões de eventos gratuitos que podem aproveitar a partir de hoje.

 

Lisboa:

Ciclo de cinema dedicado à 2ª Guerra Mundial

A Casa da Achada iniciou mais um ciclo de cinema gratuito, desta vez dedicado à 2ª Guerra Mundial, período negro da história recente que desperta interesses em todo o mundo. Portugal não participou na guerra, nem do lado dos Aliados, nem do Eixo. Mas o país, e principalmente Lisboa, foram afectados pelo conflito, sobretudo como palco neutro para onde fugiram diversas pessoas de várias nacionalidades. O ciclo “Segunda Guerra – Histórias” reúne 13 filmes, para ver ao longo de 13 semanas, de forma cronológica. O segundo, Anjos Marcados, de Fred Zinnermann, vai ser exibido esta segunda-feira, 13 de Janeiro.

Quando: Segunda-feira às 21h30
Onde: Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

Tributo aos Queen

No Hard Rock Cafe Lisboa, o ano de 2013 começa com um cartaz recheado de música gratuita ao vivo. Esta segunda-feira, por exemplo, os fãs de Queen podem ver ao vivo osOne Vision, banda de tributo à banda britânica.

Quando: Segunda-feira às 23h00
Onde: Hard Rock Cafe

Pinturas de Hao Mai

O artista chinês Hao Mai expõe, em Janeiro, algumas das suas pinturas no Museu do Oriente. Influenciado por obras de Maria Helena Vieira da Silva, Paul Cézanne e Klee, entre outros, Hao Mai assimila estados emocionais a uma consciência imaginária do corpo, transmitindo em cores a experiência do corpo sobre o ambiente exterior. O trabalho do pintor é caracterizado por não ser uma descrição directa dos objectos, mas sim a captação das forças ténues e inertes da natureza, como a sensação de frio e calor, das formas, cor, som e cheiro.

Quando: Até 26 de Janeiro (entrada gratuita às sextas-feiras das 18h00 às 22h00)
Onde: Museu do Oriente

KellerKino

O Kellerkino, que leva o melhor do cinema alemão à biblioteca do Goethe Institut, faz esta semana uma pequena homenagem ao autor que lhes deu o nome: Johann Wolfgang von Goethe. O filme chama-se Goethe!, foi realizado por Philipp Stölzl em 2010, e é uima oportunidade para conhecermos a sua história.

Quando: Terça-feira às 19h30
Onde: Goethe Institut, no Campo Mártires da Pátria

Macau aqui tão perto

Entre a cultura chinesa e portuguesa encontramos Macau, região cuja soberania Portugal transferiu para a China em 1999. 15 anos após a mudança, e 400 anos após a chegada dos portugueses ao outro lado do mundo, o Museu do Oriente exibe gratuitamente o documentário Macau, um longe tão perto. A autoria é de Luís Filipe Torres, que nos transmite aqui o seu olhar, sem preconceitos, sobre a cidade que, a 10.992 km de Lisboa, continua a sentir Portugal com intensidade e onde o ocidente e o oriente se misturam. Se gostavam de saber um pouco mais sobre Macau, este é um documentário a não perder.

Quando: Quinta-feira às 19h00
Onde: Museu do Oriente

Xutos e Pontapés ao vivo

Antecipando o concerto de 7 de Março em Lisboa, onde os Xutos vão celebrar 35 anos de carreira, a mítica banda portuguesa sobe ao palco da FNAC para apresentar o seu novo álbum de originais, intitulado Puro. Após o showcase, os músicos estarão disponíveis para autografar exemplares do seu último disco.

Quando: Quinta-feira às 19h30
Onde: FNAC do Centro Comercial Colombo

Leitura de contos para a infância

O Salão Nobre do Teatro D. Maria II recebe, uma vez por mês, entre 17 de Novembro e 16 de Fevereiro, a leitura de contos de autores do século XX, especialmente dedicados à infância. O objectivo é desenvolver a imaginação e a criatividade dos mais jovens através do prazer da leitura. Em cada sessão, o autor dos contos estará presente para uma conversa com o jovem público. A terceira acontece este domingo e é dedicada aos contos infantis escritos por Manuel António Pina, jornalista e escritor recentemente falecido.

Quando: Domingo às 11h30
Onde: Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II

Porto:

Cinema e mulheres na Casa Viva

O mês de Janeiro na Casa Viva será pontuado por uma série de actividades. Entre elas, um ciclo de cinema sobre mulheres em que poderemos reencontrar-nos com Virginia Woolf, Louise Michel, Hannah Arendt, mas também com Mrs Dalloway, Louise (aka Jean-Pierre) e Michel (aka Cathy), ou heroínas de contos infantis. O segundo filme deste ciclo é Louise Michel, realizado por Gustave de Kervem e Benoît Delépine em 2008.

Quando: Segunda-feira às 21h30
Onde: Casa Viva

Chef Hélio Loureiro e as suas receitas

No próximo “Serão da Bonjóia”, marcado para quinta-feira à noite, o chef Hélio Loureiro vai apresentar o seu novo livro, à Portuguesa. Como o próprio nome do livro deixa adivinhar, nas páginas de à Portuguesa dão-se a conhecer algumas receitas de uma vida dedicada à cozinha portuguesa e, sobretudo, aos produtos portugueses. Fala-se essencialmente de produtos do dia-a-dia, dos aromas tão populares como a canela, o cravinho ou a pimenta, do bacalhau, e de muito mais, ou não fosse a cozinha nacional tão rica.

Quando: Quinta-feira às 21h15
Onde: Quinta da Bonjóia, na Rua da Bonjóia

Freshkitos no Gare

A dupla Freshkitos convidou Tiago Fragateiro para oferecer ao público do Gare uma noite de electrónica. Com entrada gratuita, a proposta é irrecusável.

Quando: Sexta-feira a partir das 23h30
Onde: Gare Porto

Inaugurações Simultâneas em Miguel Bombarda

Seis vezes ao ano acontece a festa da arte contemporânea no Porto – o circuito Cultural Miguel Bombarda. Um dia em que as galerias de arte do quarteirão de Miguel Bombarda se renovam e apresentam novas exposições e novas colecções em simultâneo. Paralelamente às galerias de arte, todos os espaços comerciais remodelam a decoração, ou lançam novos produtos e colecções. Pontualmente, e em associação com os galeristas e lojistas, promovem-se espectáculos de rua, performances, DJ´s, concertos, beberetes, entre outros. Esse dia é sábado e há que aproveitar ao máximo.

Quando: Sábado, das 16h00 às 20h00
Onde: Rua Miguel Bombarda, Rua do Rosário, Rua do Breyner, Rua D. Manuel II e Rua Adolfo Casais Monteiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui