Início Notícias Acontecimentos Redes sociais fora de serviço esta madrugada

Redes sociais fora de serviço esta madrugada

209
0
Redes sociais fora de serviço esta madrugada

Facebook e Instagram foram atacados por piratas informáticos, deixando os usuários sem acesso durante uma hora esta madrugada.

 

Foi interrompido durante uma conversa com amigos do Facebook esta madrugada? Notou que a sua ‘selfie’ tirada na cama às 6 da manhã não foi publicada no Instagram? Não foi o único.

Num acontecimento algo inédito, as duas redes sociais mais populares neste momento ‘apagaram’ em simultâneo por volta das 6 da manhã de Portugal, alegadamente por causa de um ataque informático, deixando muitos utilizadores certamente ‘á beira de um ataque de nervos’.

Redes sociais fora de serviço esta madrugada

O ataque foi reclamado pelo grupo de ‘piratas informáticos’ Lizard Squad, mas o Facebook negou ter sido alvo de um ataque, alegando que o ‘apagão’ se deveu a um ‘erro da internet’.

Apesar de o ataque ter sido reivindicado, e de o grupo liderado por Mark Zuckerberg ter dado a sua própria explicação, ainda houve quem achasse que o incidente seria resultado da tempestade de neve que afeta os Estados Unidos. No entanto, outras redes sociais como o Tinder e o MySoace foram também afetadas.

Durante o início da manhã as ‘hashtags’ #facebookisdown e #socialmeltdown2015 ainda estavam entre as mais populares no Twitter, um dos poucos sites não afetados.

É perfeitamente plausível que o ‘blackout’ tenha sido realmente da responsabilidade dos Lizard Squad, sendo que o grupo já tinha reclamado a responsabilidade pelos ataques ao sistema da Playstation e da Xbox no último Dia de Natal.

Redes sociais fora de serviço esta madrugada

Embora a ‘tomada’ do Facebook e Instagram como parte do ‘califado cibernético’ do grupo tenha provocado sobretudo chacota, o seu ataque anterior, que vitimou ontem o site da Malaysia Airlines foi bem mais sinistro, marcando a página da companhia aérea com a imagem de um lagarto e a mensagem ‘404 Avião não encontrado’ referenciando as mensagens de erro informático e o mediático desaparecimento de um avião da companhia no ano passado.

No entanto, o grupo parece ser algo inofensivo, tendo em conta que declaram que o seu objetivo é apenas ‘mostrar as falhas na segurança’ das grandes empresas mundiais, e que as mensagens que deixam parecem mais jocosas do que ameaçadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui