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Saiba como ver-se livre da retenção de líquidos

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Saiba como se pode ver livre da retenção de líquidos

Sente-se inchado, cansado ou rígido? Pode estar a sofrer de retenção de líquidos. Saiba mais sobre o problema e como livrar-se dele

 

Pode estragar a boa disposição, fazê-lo sentir irritado e desconfortável, e os membros inchados podem impedi-los de usar acessórios ou fazer as suas tarefas. Conheça as causas da retenção de líquidos e como livrar-se dela!

O que é?

Acontece quando os líquidos não são removidos do corpo, incluindo a pele, e pode ser generalizada ou localizada.

Sintomas:

  • Inchaço nos membros (pés, mãos, tornozelos)
  • Barriga inchada
  • Rigidez ou dor
  • Flutuações de peso
  • Rigidez nas articulações
  • Marcas ficam na pele alguns segundos quando pressionada

Saiba como ver-se livre da retenção de líquidos

 

Causas:

  • Reação ao calor – o corpo é menos eficiente na retenção de líquidos durante o verão
  • Passar muitas horas em pé (alteração da gravidade)
  • Reação a queimaduras, incluindo escaldões (a pele retém líquidos e incha em resposta a queimaduras
  • Gravidez – as hormonas encorajam a retenção de líquidos
  • Toma da pílula leva a retenção de líquidos, tal como as hormonas relacionadas com o ciclo menstrual
  • Dieta deficiente (falta de proteína ou vitamina B1, por exemplo)

Saiba como ver-se livre da retenção de líquidos

  • Toma de medicamentos – medicamentos para a tensão alta, anti-inflamatórios, entre outros, podem provocar retenção de líquidos
  • Insuficiência venosa- prejudica o funcionamento das válvulas nas pernas
  • Consumo de sal elevado

 

Tratamentos:

  • Ir ao médico para saber se a retenção de líquidos estará relacionada com doença cardíaca, de fins ou fígado
  • Aumentar o consumo de proteína – comer mais proteína encoraja o corpo para reter menos fluídos
  • Alteração a medicação se for essa a causa
  • Usar auxiliares como meias próprias
  • Comer mais bananas – são ricas em potássio, que ajuda a eliminar líquidos

Saiba como se pode ver livre da retenção de líquidos

  • Adicionar mais legumes e saladas à base de pepino ou couve, por exemplo, à sua dieta, pois são diuréticos naturais
  • Acupuntura pode ajudar
  • Cortar nas bebidas desidratantes como café, chá e álcool
  • Beber mais água – a retenção de líquidos vem da falta de água no corpo –  o corpo retém a agua, porque não sabe quando terá mais
  • Para as raparigas e senhoras, é aconselhável ter atenção ao ciclo menstrual, pois podem estar a reter agua em fases específicas do ciclo
  • Fazer um diário da sua dieta, para relacionar os sintomas com o que come
  • Fazer uma dieta equilibrada, rica em fibra, através do consumo de vegetais, e baixa em sal
  • Exercício pode ajudar- pelo menos 20 minutos por dia
  • Experimente deitar-se com os pés levantados quando descansar – estar sentado ou em pé o dia todo pode causar acumulação de líquidos nas pernas e pés
  • Tome um diurético, preferencialmente natural, para ajudar a função dos rins

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