
Após terminada a semana da moda nas mais conceituadas e glamourosas capitais, Nova Iorque, Londres, Milão e Paris, é chegado o momento de fazer um apanhado das 10 tendências de Ready-to-Wear(RTW) para o Outono/Inverno de 2013 mais relevantes a pisar a passadeira.

CONFORTO
Desde o fato completo, tipo pijama, às confortáveis camisolas de malha combinadas com saias, passando pelas sobreposições de camadas de roupa até aos tamanhos XL, especialmente em casacos, todas as grandes casas de moda deram cartas nesta área, fazendo desta uma estação em que o conforto se torna couture.

VOLUME E CURVAS
Sem dúvida marcante neste Outono/Inverno serão os tecidos e cortes que criam uma imagem de volume e curvas, especialmente os ombros que aparecem arredondados em grande parte das coleções que desfilaram por essas capitais a fora. Muitos tecidos são trabalhados de forma a criar essa ilusão, outros foram escolhidos por serem volumosos por natureza.

TODOS OS ROSAS
Não, o rosa não é o novo preto, mas será sem dúvida uma das cores mais presentes nesta estação, indo desde o rosa pastel aos tons mais choques, em inúmeras variações da cor. Esteve principalmente presente nas passerelles de Londres.

SAIAS DE QUALQUER FORMA
O importante é usar. A saia vai ser, sem dúvida, uma peça chave no seu roupeiro para este Outono/Inverno. E a vantagem é que vale tudo, desde a típica saia-lápis, às evasés, passando pelas saias com grandes rachas, às pregadas e onduladas. Aparecendo em todos os comprimentos e combinadas, geralmente, num conjunto género fato ou de forma casual, como com casacos XL ou pullovers quentinhos.

50 SOMBRAS DE SEDUÇÃO
Desde as mais românticas às mais ousadas, vimos várias sombras de sedução desfilar nas semanas da moda. Em Milão tudo respirava um ar mais ousado, com grandes casas como a Versace a apostar em tecidos muito “sexualizados”, como o PVC e o látex. Contudo, também nas outras capitais se viu passar uma sensualidade mais obscura mas também romântica, com o uso dos veludos, cabedal, rendas e chiffons.

VAMOS JOGAR XADREZ
É sem dúvida o padrão mais utilizado pelas diversas casas de moda mundiais e é usado, em diferentes variações, em qualquer tipo de peça e em vários tipos de combinações.

PELO OU FOFO
O que não faltou nas passerelles foram coordenados felpudos, peludos e fofos. Variando entre os executados de peles e pelos de animais, desde o coelho até à chinchila, e os de pelo sintético. Este material apareceu em quase todo o tipo de peças de vestuário e em acessórios, como malas e chapéus.

CAPAS E CAPINHAS
Saia de casa protegida com uma porque são das peças mais marcantes nas passerelles de Outono/Inverno de 2013 e surgem em todos os formatos e tamanhos, com e sem mangas.

NOVENTA SOFISTICADOS
Desfilaram nas capitais da moda vários coordenados inspirados nos anos 1990 e a sua cultura grunge, contudo interpretados de forma mais sofisticada. É marcante, principalmente, o uso de vestidos género camisa de noite com ou sem casaco XL por cima, mas também o ar desleixado e a combinação improvável.

MASCULINIZADAS
O ar de mulher confiante e decidida é transmitido nesta estação pelo o uso de casacos e calças com cortes claramente masculinos e, também, de tamanhos, em geral, grandes. O uso de fato completo, seja saia/casaco ou calça/ casaco, de tamanho exagerado é um dos looks “masculinos” a sair das passerelles.