
Resumo da vida e obra de Zaha Hadid, a primeira mulher a receber o prémio Pritzker
Zaha Hadid é uma arquiteta de origem iraniana que se identifica com a corrente desconstrutivista, uma corrente que quebra as regras da arquitetura moderna.
Inicialmente Zaha Hadid formou-se em Matemática na Universidade Americana de Beirute. Após completar a sua formação estudou na Architectual Association de Londres, onde se graduou. Posteriormente passou a exercer funções como membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), onde trabalhou com o seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. No ano de 1979, passou a exercer arquitetura por conta própria em Londres. E é em Londres que se encontra instalada até aos dias de hoje.
Intitulada como uma arquiteta que realiza obras arrojadas e com grande cariz de ousadia, Zaha Hadid caracteriza-se pelo processo de desenho não linear. Segundo o crítico americano Herbert Muschamp, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, “Zaha não se sente incomodada em introduzir complexidade aos projetos. As suas construções são puro movimento, energia, desejo erótico. Ela não teme correr riscos”. Em suma, a arquiteta é alguém que vive à frente do seu tempo.
Vencedora de diversos concursos internacionais, Zaha Hadid já foi premiada pela Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à arquitetura, bem como, e de grande relevância, foi congratulada com o prémio Pritzker de Arquitetura pelo conjunto da sua obra, tornando-se na primeira mulher a ter a honra de receber o mesmo.
Podemos encontrar a assinatura de Zaha Hadid em tipos tão diversificados de obras como museus, bairros, mobiliário, sapatos, cenários de desfiles, entre outros, sendo as suas obras consideradas como um marco, uma referência da arquitetura desconstrutivista.
Aqui ficam alguns exemplos das obras de Zaha Hadid – a primeira mulher a receber o prémio Pritzker:
Centro Aquático, Londres
Ópera Guangzhou, China
Ponte Sheik Zayed, Abu Dahbi
Casa Capital Hill, Moscou
Torre CMA CGM, Marselha
Museu Riverside, Glasgow
Vitra Fire Station, Alemanha
Mobile Art Pavillion (Pavilhão Channel)
[…] de variadíssimos nomes conceituados como Renzo Piano, Thomas Heatherwick (do Heatherwick studio) e Zaha Hadid (da qual se encontram dois projetos nomeados), bem como designs da autoria de nomes menos sonantes […]